SEMINÁRIOS TEMÁTICOS

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS (STs) PARA ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO

ST 1

INCLUSÃO E COOPERAÇÃO: PERSPECTIVAS DE TRABALHO DIFERENCIADO COM GRUPOS HETEROGÉNEOS - FUNDAMENTOS E PRÁTICAS

Ementa: Reflexão e pesquisa pelos profissionais da educação. Caraterização de um cenário pedagógico visando a atenção à heterogeneidade. Instrumentos de organização e avaliação. Organização social das aprendizagens.

Carga Horária: 15h (01 crédito)

Pré-requisitos: alunos estagiários na docência ou docentes em serviço aluno matriculado em qualquer programa de pós-graduação no país ou no exterior e/ou como aluno especial interessados em cursar pós-graduação stricto-sensu

Capacidade máxima: 20

Proponentes:

Prof. Dr. Pedro Francisco González (Universidade de Açores)
Prof. Dr. Marcelo Pultiniks Almeida Vieira (UFSM)
Profa. Dra. Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa (UERN)

ST 2

PESQUISA EM ENSINO-APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA NA PÓS-GRADUAÇÃO

Ementa: Reflexão sobre as formas de produção do conhecimento e ensino. Apresentação e discussão de pesquisas que abordem as práticas de ensino-aprendizagem de leitura e escrita. Discussão e elaboração dos projetos de pesquisa.

Carga Horária: 15h (01 crédito)

15h (01 crédito): apenas para os alunos matriculados nos dois programas acima mencionados.

Capacidade máxima: 44

Programa receptor: PPGE e PPGL

Proponentes:

Profa. Dra. Crígina Cibelle Pereira
Profa. Dnda. Lorraine de Souza Pereira (PPGE, PPGL e PROFLETRAS)

ST 3

PERSPECTIVAS DE PESQUISAS EM CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO

Ementa:Aspectos teóricos de crenças e de experiências na Linguística Aplicada (LA). Perspectivas de pesquisa em crenças e experiências no âmbito da LA. Panorama de pesquisas e metodologia em crenças e experiências.

Carga Horária:15h (01 crédito)

Programa receptor: PPGE

Pré-Requisito: aluno matriculado em qualquer programa de pós-graduação no país ou no exterior e/ou como aluno especial interessados em cursar pós-graduação stricto-sensu

Capacidade máxima:  30

Proponentes:

Prof. Dr. Marcos Nonato de Oliveira
Mnda. Nicleide Maria do Nascimento (PPGE)

ST 4

HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA DE PESQUISA: O QUE É E COMO SE FAZ?

Ementa: Formação teórica e prática em História Oral. Trajetória da história Oral. Conceitos, definições da moderna História Oral. Lugares e gêneros da história Oral e as diferentes técnicas e métodos passiveis de utilização. Os debates sobre história oral e memória.

Programa receptor:PPGE

Carga Horária: 15h (01 crédito)

Pré-Requisito: aluno matriculado em qualquer programa de pós-graduação no país ou no exterior e/ou como aluno especial interessados em cursar pós-graduação stricto-sensu

Capacidade máxima: 30

Proponentes:

Profa Dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio
Profa Dnda Iandra Fernandes Pereira Caldas
Profa. Dnda Ma. Francicleide Cesário de Oliveira

ST 5

RELAÇÃO AO SABER, ÊXITO ESCOLAR E ASCENSÃO SOCIAL

Ementa:Sociologia geral e Sociologia do Improvável: delineamento teórico e sua constituição em campo de estudo. As duas funções sociais do sistema escolar; educação e classes sociais. Êxito escolar improvável: percepções teóricas e perspectivas socioeducativas. Os papeis da família, dos professores, de grupos de apoio e do próprio aluno na sua ascensão social.

Programa receptor: PPGE

Carga Horária: 15h (01 crédito)

Pré-Requisito:aluno matriculado em qualquer programa de pós-graduação no país ou no exterior e/ou como aluno especial interessados em cursar pós-graduação stricto-sensu

Capacidade máxima:30

Proponentes:

Prof. Dr. Constantin Xypas (Mestrado Interdisciplinar em Filosofia e Ciências Sociais da UERN)
Profa Dra. Simone Cabral Marinho dos Santos

ST 6

FILOSOFIA E RELIGIÃO NA COSMOVISÃO AFRICANA E AS CONSEQUÊNCIAS DA ESCRAVIDÃO E COLONIZAÇÃO NO PROCESSO DA AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE AFRICANA E AFRODESCENDENTE

Ementa:Indicar os principais tópicos do curso/seminário temático. (i) A Cosmovisão Africana: a relação entre o homem e a Natureza; (ii) entre estigmas e traumas da escravidão e colonização: afirmação da identidade Africana e Afro-descendente.

Programa receptor: PPGE

Carga Horária: 15h (01 crédito)

Pré-Requisito:aluno matriculado em qualquer programa de pós-graduação no país ou no exterior e/ou como aluno especial interessados em cursar pós-graduação stricto-sensu

Capacidade máxima:30

Proponente:

Luís Tomás Domingos (Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis – MASTS/UNILAB e Programa de Pós-graduação em Antropologia – PPGA-UFC/Unilab)

ST 7

A ETNOGRAFIA E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Ementa:A relação entre cultura e educação. A etnografia e a pesquisa social. Características da pesquisa etnográfica. A etnografia e a pesquisa em educação. Apresentação e discussão de pesquisas etnográficas da escola/sala de aula.

Carga Horária: 15h (01 crédito)

Pré-Requisito:apenas para os alunos matriculados em programas de pós-graduação.

Capacidade máxima:25

Proponente:

Prof. Dr. Benedito Eugenio (PPGEn/UESB)

ST 8

PESQUISAS QUALITATIVAS: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS, METODOLÓGICAS E ÉTICAS

Ementa:Conhecimentos prévios sobre a natureza das pesquisas: qualitativa x quantitativa. Paradigmas da pesquisa qualitativa: fenomenológico, interpretacionista, sócio crítico. Metodologias em pesquisa qualitativa (métodos e técnicas). Tipologia da pesquisa qualitativa: etnografia, estudo de caso, história oral, narrativas, dentre outras. Fatos e mitos da investigação qualitativa (desenho metodológico, análises, amostras, etc.). Questões éticas da Pesquisa.

Programa receptor:PPGE

Carga Horária: 15h (01 crédito)

Pré-Requisito:aluno matriculado em qualquer programa de pós-graduação no país ou no exterior e/ou como aluno especial interessados em cursar pós-graduação stricto-sensu

Capacidade máxima:30

Proponentes:

Profa. Dra. Isabel Freire (Universidade de Lisboa/ Portugal)
Profa. Dra. Sheyla Macedo (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN/ Brasil)

ST 9

METODOLOGIA PARTICIPATIVA EM PROCESSOS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO COMUNITÁRIA

Ementa:Participação, planejamento, gestão e comunidade. As políticas territoriais e as repercussões do planejamento e da gestão – socialização de experiências na elaboração de Planos de Desenvolvimento de Assentamentos Rurais e na coordenação de Projetos de Extensão Comunitária. Metodologias para a mobilização e a participação popular.

Programa receptor: PLANDITES

Carga Horária: 15h (01 crédito)

Pré-Requisito:apenas para os alunos matriculados em programas de pós-graduação.

Capacidade máxima: 30

Proponentes:

Prof. Dr. Josué Alencar Bezerra
Prof. Dr. Cícero Nilton Moreira da Silva (PLANDITES)

ST 10

A PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA NA PESQUISA LINGUÍSTICA

Ementa:Estudos das concepções epistemológicas e racionalidades vigentes no mundo das ciências. A perspectiva de sistema nos estudos da linguagem e a noção de rede e de complexidade. Abordagem sistêmico-complexa. Interpretação base-topo e topo-base.

Programa receptor: PPGL

Carga Horária: 15h (01 crédito)

Pré-Requisito:aluno matriculado em qualquer programa de pós-graduação no país ou no exterior e/ou como aluno especial interessados em cursar pós-graduação stricto-sensu

Capacidade máxima: 30

Proponente:

Prof. Dr. Wellington Vieira Mendes (PPGL/UERN)

ST 11

PESQUISA EM cMOOC FERRAMENTA DIGITAL PARA A COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM DAS NOVAS GERAÇÕES

Ementa:cMOOC ferramenta digital para a comunicação e aprendizagem das novas gerações. cMOOC (Curso Massivo, Aberto e em Línea, de tipo Conectivista) é uma ferramenta que responde aos princípios de acessibilidade e interconectividade, democratização nos espaços geradores de conhecimento, construção social da realidade intersubjetiva, pois permite constituir um espaço mediado socioculturalmente pelas ferramentas tecnológicas das redes sociais, disponíveis de maneira gratuita. Estas consideram os fatores frequência de uso y qualidade de sincronia da transmissão do curso, os que retroalimentam ao sujeito. O cMOOC está baseado na teoria conectivista de Siemens (2004), teoria educativa que tem como referência as teorias de redes, da complexidade e do caos. O cMOOC se desenvolve tomando em consideração a discussão e o diálogo gerado a partir dos e das participantes no curso. É essa a ação fundamental para que o e a participante integre y/o gere conhecimento. Isto permitiria aprofundar em outro tipo de habilidades como são o trabalho coletivo onde o conhecimento se cria distributivamente, contrastando com a noção do “professor estrela”. Em termos da Teoria Social, se atribui ao sujeito um papel de autorreflexão é de autorregulação dos recursos próprios, é dizer tanto as capacidades individuais como a experiência nos programas de educação nacional.

Programa receptor: PPGE

Carga Horária: 15h (01 crédito)

Pré-Requisito:aluno matriculado em qualquer programa de pós-graduação no país ou no exterior e/ou como aluno especial interessados em cursar pós-graduação stricto-sensu

Capacidade máxima: 20

Recursos: sala de computação, headset e webcam para cada participante.

Proponentes:

Profa. Dra Sandra Meza Fernández (Universidade do Chile)
Prof. Dr. Luís Miguel Dias Caetano (UNILAB)
Profa. Márcia Mychelle Nogueira do Nascimento
Cristian Chiguailaf Painen - Laboratorio Aprendizaje a distancia y Comunicación, Universidad de Chile: http://www.lab-adyc.cl/

Faça parte do grande Fórum Internacional de Pedagogia da atualidade!