Mesas-redondas aprovadas

01

GESTÃO DE SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO, ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO

Ementa: A mesa tem como objetivos discutir os Sistemas Municipais de Ensino sua organização e gestão após a aprovação dos Planos Municipais de Educação, bem como, a influências das políticas de Ensino Médio nas escolas públicas nos municípios da Amazônia Paraense.

Proponentes:

Prof Dr Afonso Nascimento - UFPA/CAMPUS ABAETETUBA
Prfa Ms Socorro Vasconcelos – SEDUC - PA
Profa Ms Bárbara Cardoso - SEMEC/ABAETETUBA – PA
Discente: Bruna Tenório Batista – Pedagogia/UFPA/Campus de Abaetetuba/PA

02

O ENSINO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PROGRAMAS E PROJETOS: A EXPERIÊNCIA DO ZÉ PEÃO E DO MOVA BRASIL

Ementa: As abordagens teóricas e a experiência de educação de jovens e adultos: o projeto escola Zé Peão e o projeto MOVA-Brasil

Proponentes:

Prof. Dr. Eduardo Jorge Lopes da Silva
Profª. Me. Lívia Sonalle do Nascimento Silva
Discente: Paulo da Cruz Santana

03

LA INVESTIGACIÓN EN EL CAMPO DA TECNOLOGIA AL SERVICIO DE LA DEMOCRACIA Y LA EDUCACION

Ementa:  Discutir as investigações no campo da tecnologia e da educação é o principal objetivo dessa mesa, que aborda experiências do Brasil, Chile e Portugal.

Proponentes:

Profa Dra Sandra Meza - Universidade Nacional do Chile
Prof. Dr. Miguel Dias – UNILAB/Brasil
Prof. Dr. Marcelo Pultiniks (UFSM)
Discente: Ozana Alves

04

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS, VIVÊNCIAS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (IV SEMAP)

Ementa: A mesa traz à tona as experiências vivenciadas na educação infantil a partir do Programa PARFOR.

Proponentes:

Profa Dra Ciclene Alves da Silva (Coordenação)
Profa. Ma. Helena Perpetua de Aguiar Ferreira (Coordenadora Geral do PARFOR/UERN) - Ser professor da Educação Infantil
Profa. Dra. Gilcelene Lélia Souza do Nascimento (Brasil) - Experiências escolares vividas por crianças do campo de Trabalho na Educação Infantil: uma possibilidade
Profa. Ma. Lívia Sonalle do Nascimento (UERN/ Brasil) - Concepções e prática da Educação Infantil
Discente: Josenilda Pinheiro de Melo Oliveira (Aluna do PARFOR Pedagogia) – Projetos

05

AS POLITICAS EDUCACIONAIS NAS CIDADES E NOS CAMPOS DA AMAZÔNIA PARAENSE: CONTRIBUIÇÕES AOS PROCESSOS EDUCATIVOS FORMAIS E TÉCNICOS

Ementa: 

Proponentes:

Prof. Dr. Alexandre Cals e Souza – UFPA/Abaetuba
Profa Mnda Aline Gonçalves Batista da Silva – IFPA/ Campus Abaetuba
Discente: Fellipe da Silva Paiva (UFPA)

06

FORMAÇÃO E MEDIAÇÃO LEITORA: O BALE E O PROCESSO DE AUTOFORMAÇÃO

Ementa:A mesa propõe uma discussão reflexiva acerca da formação e mediação leitora em espaços escolares e não escolares, bem como, apresentar o Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE, especificamente, o BALE-FRUP, refletindo sobre o processo de autoformação leitora.

Proponentes:

Prof. Dr. Ananias Agostinho da Silva/UFERSA
Doutorando Maria Gorete Paulo Torres/PPGL/CAMEAM/UERN
Discente: Fabiana Gomes Filgueira / DL/CAP/UERN

07

LETRAMENTOS E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL

Ementa:Família e escola como instituições de letramento. Letramento a partir das linguagens oral e escrita. Letramento familiar e escolar em relação de coexistência e complementaridade. Inclusão de pessoas com deficiência sensorial nos letramentos familiar e escolar: limites e possibilidades.

Proponentes:

Profa. Dr. ADRIANA SIDRALLE ROLIM-MOURA - UFCG
ELAINE CRISTINA SILVA ROLIM - FASP
ADRIANA MOREIRA DE SOUZA CORREA - UFCG

08

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CONTEXTO DE INCLUSÃO: RESULTADOS DE PESQUISAS

Ementa:A presente mesa-redonda relatará e discutirá resultados de pesquisas realizadas no âmbito do Grupo Pró-inclusão: Pesquisas e Estudos sobre Educação Especial e Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores, vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação FACED/UFC. O objetivo principal é refletir sobre as possibilidades e os desafios das práticas pedagógicas em contexto de inclusão, por meio do diálogo com estudos que versam sobre o processo de escolarização de crianças com deficiência. As bases fundamentais que sustentarão as falas desta mesa-redonda estão organizadas em temáticas agrupadas nas discussões sobre inclusão escolar (AINSCOW, 2002; LANUTI & MANTOAN, 2018), práticas pedagógicas (ZABALA, 1995; BORRI-ANADON, 2015, LUSTOSA, 2009) e pesquisa-ação colaborativa (THIOLLLENT, 1997; BARBIER, 2007).

Proponentes:

Profa. Dr. Francisca Geny Lustosa - UFC
Disneylandia Maria Ribeiro - UERN
João Filho de Queiros - UERN

09

A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA DESDE A ESCOLA

Ementa: Reflexões sobre conceitos como o da autoformação cooperada e da organização social das aprendizagens, fulcrais nesta construção pedagógica do Movimento da Escola Moderna (MEM). Nesse sentido, o debate será a partir de uma autonomia, participação e expressão livre na pedagogia do MEM no cotidiano escolar. contextualização de princípios e de conceitos sobre a pedagogia e a formação.

Proponentes:

Profa. Dra. Tânia Serra Azul Machado Bezerra – UECE
Prof. Dr. Pedro Francisco González - Universidade dos Açores - Portugal
Prof. Dr. Marcelo Vieira Pustilink - Universidade Federal de Santa Maria
Discente: Josivando Ferreira da Cruz – Pedagogia – UECE

10

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO PARFOR

Ementa: O PARFOR como política pública de formação de professores. O cenário da formação docente na realidade brasileira. A alta demanda para a qualificação docente. Os desafios da formação docente no PARFOR.

Proponentes:

Prof. Dra. Lorena Lins Damasceno - (CAF/CAPES)
Profa. Ma. Helena Perpetua de Aguiar Ferreira (Coordenadora Geral do PARFOR/UERN)
Profa. Ma. Maria Suênia de Lima Duarte (Coordenadora de curso PARFOR/UERN)

11

EXPERIÊNCIAS INTERCULTURAIS DE EDUCAÇÃO INDÍGENA, AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DA UNILAB - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA – REDENÇÃO/CE – BRASIL

Ementa: A História da Educação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira-UNILAB é inspirada pelos princípios da integração, cooperação e interculturalidade entre o Brasil e demais países falantes da língua portuguesa, especialmente os países africanos. Nascida como instituição brasileira de caráter transnacional, a UNILAB está inserida no contexto de internacionalização da educação superior no Brasil. Ao mesmo tempo, também atende à meta da interiorização, ao colaborar com processos educativos de regiões carentes de Instituições de Ensino Superior, como o Maciço do Baturité no Nordeste do Brasil.

Proponentes:

Prof. Dr. Roberto Kennedy Gomes Franco – UNILAB
Prof.a Dra Francisca Rosália Silva Menezes – UNILAB
Prof. Dr. Salvio Fernandes de Melo
Discente: Francisco Wallison Batista de Lima - UNILAB

12

ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE PESQUISA E ATITUDE INTERDISCIPLINAR: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Ementa:A pesquisa como componente do Estágio Supervisionado. Pesquisa e interdisciplinaridade na constituição do perfil profissional docente. O Estágio como possibilidade de aprendizagem da profissão docente e seu desenvolvimento no curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN. Objetiva discutir sobre a pesquisa, interdisciplinaridade e possibilidades de aprendizagem da profissão docente no Estágio Supervisionado. O aporte teórico, que fundamentará as falas dessa mesa-redonda, será constituído de Gatti (1999), Ghedin (2004), Luck (2003), Lima (2012), Fazenda (1993), Pimenta e Lima (2012), Santomé (1998), Stenhouse (1975), dentre outros.

Proponentes:

Profa. Dra. Maria da Paz Cavalcante
Profa. Dra. Maria Socorro Lucena Lima - UECE
Profa. Doutoranda Francicleide Cesário de Oliveira – PPGL/UERN
Discente: Aparecida Suiane Batista Estevam – Pedagogia - UERN

13

OS DESAFIOS DOS INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA

Ementa:Política urbana; sustentabilidade das cidades brasileiras; função social da cidade e da propriedade; Estatuto da Cidade; Artigos 182 e 183 da Constituição do Brasil de 1988; ordenamento físico territorial e municipalidade; Rio Grande do Norte. Objetivos: Principais discussões: Mesmo diante do aparato jurídico das leis e instrumentos da política urbana do Brasil, os nossos municípios ainda não tem a aplicabilidade efetiva dos mesmos, devido existir conflito entre a acelerada dinâmica de crescimento das nossas cidades e o processo burocrático de elaboração, revisão e/ou regularização das leis até que se chegue na aplicabilidade.

Proponentes:

Profa. Dra. Tamms Maria da Conceição Morais Campos – UFERSA
Profa. Dra. Larissa da Silva Ferreira Alves – CAMEAM/UERN
Discente: Francisco Carlos Bezerra de Queiroz – Arquitetura/UFERSA

14

CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Ementa:Discutir o currículo e as práticas pedagógicas na Educação Infantil é refletir quais as concepções educacionais que predominam nas propostas e ações pedagógicas nesse nível de educação, dada a importância da organização das atividades cotidianas das instituições infantis com vistas as especificidades da criança. Tais discussões corroboram para conhecermos a significação desse nível de educação e da postura dos/das educadores/as frente ao desenvolvimento infantil, uma vez que as crianças, nessa fase, vivenciam o mundo, constroem conhecimentos, expressam-se, interagem e manifestam desejos e curiosidades de modo bastante peculiar, o que deve ser referência para ações pedagógicas, distanciando-se do modelo de cunho assistencialista, caracterizado por um atendimento restrito às concessões outrora defendidas pelos higienistas, ou pelo atendimento unicamente preparatório, referenciado na escolaridade posterior.

Proponentes:

Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão - UEPB/Campus Campina Grande
Profa Dra Maria da Conceição Costa – PPGE/UERN
Francisco Reginaldo Linhares - PPGE/UERN
Discente Leticia Letícia Bezerra França - UERN

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