SOBRE O EVENTO

Saudações do Comitê Organizador do X FIPED
Temos a imensa satisfação de informar o lançamento do X FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA.

CONHEÇA MELHOR O X FIPED

O Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED) constitui um espaço de comunicação, produção e democratização dos conhecimentos científicos produzidos na área da pesquisa na graduação. Promovido pela Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), o FIPED visa estimular a produção e compartilhamento da produção científica entre profissionais da educação.

Apresentação(sobre o evento)

Nessa edição do FIPED, vimos consolidar a concepção de que é a Pedagogia a “ciência da educação”, que “[...], auxiliada por diferentes campos do conhecimento, estuda criticamente a educação como práxis social, visando analisá-la, compreendê-la, interpretá-la em sua complexidade e propor outros modos e processos para concretizá-la, com vistas à construção de uma sociedade justa e igualitária” (FRANCO, LIBÂNEO, GARRIDO, 2007, p.74) . Do exposto, assumimos a Pedagogia ainda em seu contexto lato sensu (LIBÂNEO, 2001) em que admitimos não se restringir esse campo científico a um curso, já que é “objeto próprio da ciência pedagógica é o fenômeno educativo, que compreende os processos de comunicação e internalização de saberes e modos de ação, visando à formação humana”.

Em sua décima edição, comemorativa, o FIPED acontecerá em seu berço de origem, a cidade de Pau dos Ferros, interior do Rio Grande do Norte, mais precisamente no Campus Avançado “Professora Maria Elisa Albuquerque Maia” – CAMEAM e terá como tema "10 anos de AINPGP/FIPED: pesquisa, memória e internacionalização". Justificamos cada uma dessas categorias temáticas, a partir dos seguintes axiomas: (i) Pesquisa: “Não há ensino sem pesquisa e nem pesquisa sem ensino” (FREIRE, 1996); (ii) Memória: “Na maior parte das vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com imagens e ideias de hoje, as experiências do passado. A memória não é sonho, é trabalho” (ECLEA BOSI, 1994); e, (iii) Internacionalização: “Sou a favor da internacionalização da cultura, mas não acabando as peculiaridades locais e nacionais” (ARIANO SUASSUNA, Entrevista à Revista Veja, em julho de 1996).

Inspirado no formato do Fórum Acadêmico de Letras (FALE), o FIPED foi criado no Brasil, em 2008, vinculado ao Departamento de Educação, da UERN/Campus de Pau dos Ferros, centrado na pedagogia como processo educativo e na formação de professores.

Com sua expansão nacional e internacional, o FIPED cresceu e se tornou um evento de referência que tem congregado todas as áreas científicas comprometidas com a investigação sobre a formação dos estudantes de graduação. O formato deste evento é semelhante ao de outros encontros científicos, com a grande particularidade de que, no FIPED, se pretende que os alunos de graduação sejam os atores principais, assumindo responsabilidades e desempenhando um papel ativo em todos os aspectos do evento.

Como forma de evidenciar sua proposta formativa, as atividades programadas para cada edição do FIPED incluem comunicações, conferências e mesas redondas, bem como oficinas voltadas para a formação em pesquisa do aluno de graduação. Nesta edição (27 a 30 de novembro de 2018), comemorativa dos 10 anos de sua criação, o FIPED retorna ao seu berço de origem, tendo como temática "10 anos de AINPGP/FIPED: pesquisa, memória e internacionalização”.

Pretende-se, com essa edição, reforçar o compromisso do FIPED com o estímulo à pesquisa na graduação, e, por conseguinte, o fortalecimento da pós-graduação, mas também difundir a proposta de sua interiorização e internacionalização, considerando o seu papel de fórum integrador como rede de conhecimento.

Para maiores informações sobre o evento navegue em nosso site www.ainpgp.org/fiped ou pelo nosso formulário de contato.

Objetivos(pontos importantes)

CONTRIBUIÇÃO PARA PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NO EVENTO

O Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED) como evento voltado para a socialização de experiências de ensino, pesquisa, extensão e produção cultural se constitui um espaço cuja principal característica é conceber e promover a pesquisa como requisito indispensável à formação do estudante de graduação. Para o ano de 2018, a Associação Internacional de Pesquisa na Graduação (AINPGP) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus de Pau dos Ferros, através do Departamento de Educação, do PPGE, do PPGL, do PROFLETRAS e do PLANDITES, juntamente com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semiárido e a Faculdade e Curso Evolução, realizarão a 10ª edição do FIPED, com a temática "10 anos de AINPGP/FIPED: pesquisa, memória e internacionalização”.

O objetivo dessa edição é:

  1. discutir a pesquisa como requisito essencial da formação do aluno de graduação;
  2. avaliar o papel e as ações da AINPGP, por intermédio do FIPED, para promoção e estímulo à pesquisa na graduação, nesses seus 10 anos de existência, e;
  3. apresentar uma agenda de discussões voltadas à difusão de interiorização e internacionalização do FIPED e ao planejamento de ações estratégicas para os rumos futuros da associação.

Finalidades do evento

Por sua natureza, o FIPED é um evento acadêmico voltado à valorização da pesquisa como elemento indissociável da formação profissional do estudante de graduação de diferentes áreas do conhecimento comprometidas com a concepção de pedagogia como processo educativo e com a formação de professores. Esse objetivo projeta o FIPED com uma característica que lhe é peculiar e que atesta a sua relevância enquanto evento acadêmico-científica diante de outros eventos dessa natureza. Nessa edição de 2018, comemorativa de 10 anos de AINPGP e FIPED, a temática proposta "10 anos de AINPGP/FIPED: pesquisa, memória e internacionalização”, visa a dar conta dos seguintes objetivos específicos: i) discutir a pesquisa como requisito essencial da formação do aluno de graduação, ii) avaliar o papel e as ações da AINPGP, por intermédio do FIPED, para promoção e estímulo à pesquisa na graduação, nesses seus 10 anos de existência, e iii) apresentar uma agenda de discussões voltadas à difusão de interiorização e internacionalização do FIPED e ao planejamento de ações estratégicas para os rumos futuros da associação.

Em torno desses objetivos, a 10ª edição do FIPED, que ocorrerá, em Pau dos Ferros - RN, em novembro de 2018, tem como finalidade se constituir um espaço de socialização de conhecimentos e de trocas de experiências entre pesquisadores nacionais e estrangeiros sobre a pesquisa na graduação, a interiorização e a internacionalização do conhecimento científico. Com isso, o evento visa, em última instância, ratificar sua contribuição com o estímulo à pesquisa na graduação, centrando sua atenção em cidades interioranas, ao mesmo tempo em que se volta também para a defesa da internacionalização do conhecimento e das atividades da AINPGP mediante o estabelecimento de parcerias e redes de colaboração entre pesquisadores nacionais e estrangeiros.

Considerando o exposto e o histórico de edições do evento e sua abrangência no território nacional, em Portugal e em outros países como México e Cabo Verde, a 10ª edição do FIPED se justifica por sua contribuição ao debate e trocas de experiências sobre a pesquisa na graduação e a interiorização e internacionalização do conhecimento, por meio de atividades como conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas e Grupos de Trabalhos.

Justifica-se, ademais, por sua proposta de congregar um público de aproximadamente 1.500 participantes e de incluir pesquisadores nacionais e internacionais que colaborarão tanto com o intercâmbio de ideias quanto com o fortalecimento de parcerias e ações de internacionalização.

  1. Viabilizar o encontro de professores(as), estudantes e pesquisadores(as) envolvidos com a pesquisa na graduação em Pedagogia e áreas afins;
  2. Possibilitar a socialização da produção do conhecimento na graduação, na área de pedagogia e áreas afins, por diversas universidades, no âmbito internacional, como forma de se pensar políticas e fomentos para a iniciação científica;
  3. Estimular a inserção do corpo discente na pesquisa, na extensão e nos grupos de trabalho e estudo tão logo ingressem na universidade;
  4. Discutir os eixos estabelecidos a partir da reformulação das Diretrizes Curriculares para a Formação inicial e continuada em nível superior, pautadas no (re)conhecimento da diversidade e dos direitos humanos como um vasto campo de pesquisa.

Público-alvo(a quem se destina)

A Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP) é uma entidade voltada para a pesquisa científica na graduação que congrega discentes, professores e pesquisadores do campo da Pedagogia/Educação, envolvendo áreas de conhecimento afins. Seu foco consiste no fomento e proposição de discussões e ações direcionadas ao desenvolvimento articulado entre ensino, pesquisa e extensão, tendo no Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED) a expressão mais notória de concretização de seus propósitos.

Com isso, o público-alvo são:

  • Alunos de graduação
  • Alunos de pós-graduação
  • Professores e profissionais da educação

Principais atividades(Atividades desenvolvidas)

  • Atividades integradoras
  • Conferências
  • Lançamento de livros
  • Mesas-redondas
  • Oficinas em pesquisa
  • Trabalhos científicos

Grupos de trabalhos(Atividades desenvolvidas)

GT-01

PESQUISAS EM ANCESTRALIDADE, AFRICANIDADES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

O GT objetiva evidenciar a cosmovisão africana destacando conceitos de educação, ancestralidade, interculturalidade, diáspora, política, migrações, desenvolvimento, sexualidades, corpo, religiosidade, saúde/doenças, dentre outros.

Profa Cristiane Nepomuceno (UEPB)
Profa Dra Kássia Mota de Sousa (UFCG)
Discente Maria Daiana Lopes da Silva

GT-02

PESQUISAS EM ARTE E EDUCAÇÃO (ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO)

O GT pretende debater sobre práticas transdisciplinares e interdisciplinares na arte-educação; Ensino de arte no Brasil e perspectivas para a educação. Práticas escolares, formação de professores, arte e educação; arte-educação no Ensino Fundamental e Educação Infantil; Processos de criação e expansão através da integralização das linguagens: artes plásticas, música, teatro e dança; Pesquisas sobre PCNs, BNCC e Propostas Curriculares para o ensino da arte; Relatos de experiências sobre arte-educação em espaços escolares e não escolares.

Profa Dra Inambê Sales Fontenele (FLATED)
Discente Rafaela Rofrigues (UERN)

GT-03

PESQUISAS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

A proposta visa a disseminar o conhecimento resultante dos estudos e pesquisas realizadas em avaliação, para tanto os trabalhos devem contemplar estudos sobre a avaliação em diversas nuances: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional; avaliação integrada de políticas públicas definidas para a educação que relacionem a importância da prática da pesquisa para a formação docente; avaliação dos impactos das avaliações em larga escala sobre os sistemas de ensino, assim como pesquisas sobre planejamento, execução e avaliação de políticas educacionais para uma educação e uma pedagogia não discriminatória.

Profa. Dnda Antônia Bruna da Silva
Discente Marciel Carlos de Sousa
Profa. Ma. Artemízia Ribeiro Lima Costa (FVJ)

GT-04

PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, MOVIMENTOS SOCIAIS e DIREITOS HUMANOS

O GT pretende aglutinar trabalhos que versem sobre a educação campesina e Movimentos Sociais, sua luta política, empoderamento e resistência frente as contradições materiais de produção da existência. Debater questões que englobem: luta de classes; marxismo, anarquismo, sindicalismo, partidos políticos, experiências educativas (formal e informal), educação popular, educação do campo, MST, Feminismo, Indígenas, Negros, LGBTT, Habitação, Saúde, Ambiental, Estudantil, entre outros.

Profa. Dra. Simone Cabral Marinho dos Santos (UERN)
Prof. Dr. Virgílio Nascimento – (UFMA)
Discente Alany Rafaelly Gomes da Silva (UERN)

GT-05

PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E ESTUDOS DO DISCURSO

Aceite trabalhos, na perspectiva interdisciplinar e com o uso de vários modelos de métodos teóricos, na interface entre a Educação e as várias formas dos Estudos do Discurso.

Prof. Dr. Ivanaldo Oliveira dos Santos (UERN)
Prof. Dr. Antonio Pereira Júnior (UERN)
José Francisca das Chagas (PPGL-UERN)
Discente Ma. Fabiana Silva

GT-06

PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Objetiva-se, com a presente proposta, debater aspectos conceituais, epistemológicos, filosóficos e pedagógicos que subjazem à inclusão escolar de crianças, jovens e adultos com deficiência, como: projeto compartilhado, currículo adaptado, organização flexível, barreiras atitudinais e/ou inclusivas na comunidade educacional e formação docente. Desse modo, ao selecionar relatos de experiências, artigos e ensaios acadêmicos, resultantes de pesquisas na graduação ou pós-graduação, que contenham em seus corpus questões inerentes às bases e práticas escolares de orientação inclusiva, busca-se, principalmente, refletir, evidenciar e problematizar experiências e ações que estão contribuindo para um ensino para Todos, e que são propagadoras de novas possibilidades educacionais.

Profa. Dra. Francisca Geny Lustosa (UFC)
Profa. Dnda. Disneylândia Maria Ribeiro (UERN)
Profa Michelle Mayra Palmeira Cordeiro (Ed. Básica)
Discente Amanda Rodrigues Gomes Lacerda

GT-07

PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL

A criança e a construção social da infância. Políticas de atendimento à infância no Brasil. A Educação Infantil no contexto histórico. Políticas públicas para a Educação Infantil. A Educação Infantil e os Campos de Experiência na BNCC. As culturas infantis e a Pedagogia da Infância. A criança e suas múltiplas linguagens. O currículo e a ação pedagógica na Educação Infantil. A organização dos espaços/tempos da Educação Infantil. Professoras e professores da Educação Infantil: formação, identidade e profissionalização.

Profa Dra Maria da Conceição Costa (UERN)
Profa Dra Soraya Maria Barros de Almeida Brandão (UEPB)
Prof. Esp. Francisco Reginaldo Linhares (Ed. Básica)
Discente Maria Eliza Rocha Silva (UERN)
Discente Luana Karolinne Martins de Araújo

GT-08

PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E PARA A DIVERSIDADE E OS DIREITOS HUMANOS

O GT pretende reunir pesquisas e relatos de experiências sobre: a educação voltada aos direitos humanos tanto no âmbito formal como não formal; educação e direitos humanos no currículo escolar; práticas escolares para a igualdade e a dignidade humana; A escola como espaço de emancipação e diálogo intercultural com as diferenças; A cidadania apoiada na igualdade entre os sujeitos e na participação/formação plena dos indivíduos; educação, desigualdades sociais e direitos humanos; classes sociais, escola e direito pleno à cidadania.

Profa. Dra. Maria do Socorro da Silva Batista (UFERSA)
Prof. Dr. Alexandre Martins Joca (UFCG)
Discente Laiara Sousa Campelo (UFERSA)

GT-09

PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E TECNOLOGIAS

Pesquisas, experiências e reflexões teóricas enquanto conjunto de procedimentos, técnicas e instrumentos integrados ao desenvolvimento do sistema educacional com foco na formação de professores, profissionais da saúde e pesquisadores crítico-reflexivos. O ensino em saúde e as novas tecnologias. Softwares educacionais. Aplicativos com foco no ensino e aprendizagem em saúde.

Profa Dra Diana Paula de S. Rêgo Pinto Carvalho
Discente Ana Luíza Nunes Bezerra (UERN)

GT-10

PESQUISAS EM MEMÓRIA, CULTURA E IDENTIDADE

Memória social e o processo de construção das identidades sociais no sentido de (re) contar experiências passadas. Memória, identidade e/ou espaço articulados com as diversas formas de manifestações culturais.

Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza (UERN)
Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio (UERN)
Profa. Dnda. Iandra Fernandes Pereira Caldas (UERN)
Discente Claudia Magna Pessoa (UERN)

GT-11

PESQUISA EM ÉTICA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Reúne pesquisas que abrangem os processos do ensino e da aprendizagem nos DOMÍNIOS da práxis da ética educacional para a formação cidadã nos espaços escolares e não escolares. Tem como eixos epistêmicos: Ética na educação; Ética profissional; Ética no ensino; Ética na formação do pedagogo; O ensino para a educação de valores; Ética na formação (inicial, continuada, etc.); Ética na formação emocional do educador, dentre outros núcleos temáticos que envolvam a ética na esfera dos domínios apresentados.

Profa. Dra. Sheyla Maria Fontenele Macedo (UERN)
Profa. Dra. Maryland Bessa Pereira Maia (FVJ)
Profa. Ma. Artemizia Ribeiro Lima Costa (FVJ)
Discente João Filho de Queiros
Discente José Mário de Souza

GT-12

PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

O GT destina-se a trabalhos teóricos e empíricos que versem sobre o ensino de ciências exatas e naturais suas tecnologias em seus contextos e práticas. Os trabalhos a serem apresentados devem refletir sobre as mais diversas questões acadêmicas e profissionais no campo de ensino exposto.

Prof. Dr. Glaydson Francisco Barros de Oliveira (UFERSA),
Profa. Dra. Ayla Marcia Cordeiro Bezerra (IFRN),
Prof. Dr. Albano Oliveira Nunes (FVJ/PPGE)
Prof. Dr. Otavio Paulino Lavor (UFERSA)
Discente Sara Guimarães Negreiros (UFERSA)
Prof. Dr. Alessandro Frederico da Silveira (UEPB)

GT-13

PESQUISAS EM ENSINO DE HISTÓRIA

O GT pretende reunir trabalhos que versem sobre Ensino de História da Educação; Ensino de História; Historiografia; Patrimônio Escolar; Materiais pedagógicos; Instituições Escolares; Memória e práticas escolares formais e não formais.

Profa Dra. Maria da Paz Cavalcante
Profa Me. Ana Paula de Andrade Rocha (Ed. Básica - IFPB)
Profa Sheila Danielle Fernandes de Souza (UERN)
Discente Priscilla Rayanne de Souza Silva

GT-14

PESQUISAS EM ENSINO DE LEITURA E LITERATURA

Reúne pesquisas e atividades práticas relacionadas ao ensino de literatura, a leitura literária e a formação do leitor de literatura na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e nos cursos de Pedagogia, tendo ainda como escopo a Educação Básica, o Ensino Superior até a Pós-Graduação.

Profa Diana Maria Leite Lopes Saldanha (UERN)
Discente Maria Aline Queiroz da Silva (UERN)

GT-15

PESQUISAS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DIDATICA, CURRICULO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TRABALHO DOCENTE

O GT objetiva, no âmbito do debate sobre formação de professores e as práticas escolares, contemplar pesquisas sobre: reflexões sobre a qualidade do trabalho escolar; apreciação qualitativa da práxis docente; avaliação escolar; atribuição de notas e conceitos; avaliação e construção de conhecimento; a dicotomia: avaliação e educação; tendências teóricas da avaliação; avaliação classificatória e mediadora; práticas inovadoras, centradas na produção do conhecimento e na sua socialização individual/coletiva, na perspectiva da formação humana omnilateral; didática, centrada na formação de professores, práticas pedagógicas e trabalho docente.

Profa Dra Vivian da Silva Lobato (UFPA)
Prof. Ms. Jameson Ramos Campos (UEPB)
Profa. Ma. Maria Eridan da Silva Santos (UERN)
Discente Suelda Maracio da Silva (UERN)

GT-16

PESQUISAS EM FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: FILOSOFIA, HISTÓRIA, ANTROPOLIA, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA

O GT pretende debater sobre pesquisas e relatos de experiências que analisem interdisciplinarmente os fundamentos da educação com ênfase na Filosofia e Sociologia, Psicologia, História da Educação, Antropologias e epistemologias da Educação. Nesta perspectiva, pretende-se ampliar o debate sobre os referidos campos que se ocupam da reflexão sobre os processos educativos, os sistemas educativos, a sistematização de métodos didáticos e suas imbricações com a educação. A articulação das reflexões históricas, filosóficas, sociológicas, psicológicas e antropológicas com as “inovações” pedagógicas e os direitos humanos. O ser humano no interior das teorias da educação: perspectivas filosóficas e antropológicas. A práxis educativa contemporânea.

Profa Franselma Fernandes de Figueirêdo (UFERSA)
Prof. Mdno Fernando de Oliveira Freire
Discente Aisla Rayla da Silva Ferreira (UFERSA)
Prof.ª Dr.ª Ivana de Oliveira Gomes e Silva (UFPA-Castanhal)
Prof. Dr. Paulo Lucas da Silva (UFPA-Castanhal)
Prof. Ms. Renato Cadore (UFMA)

GT-17

PESQUISAS EM PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Pretende reunir pesquisas no âmbito da política, do planejamento e da gestão da educação nos diferentes níveis, nacional, estadual, municipal, e/ou em gestão escolar, com ênfase em atividades de pesquisa, ensino ou extensão. Como também investigações inter-relacionadas com espaços identificados como não-escolares. E ainda textos que invistam em análise/avaliação de políticas voltadas à educação: documentos oficiais, práticas públicas/institucionais, limites e possibilidades de tais ações no contexto escolar. A função administrativa da unidade escolar e do gestor: contextualização teórica e tendências atuais. A dimensão pedagógica do cotidiano da escola e o papel do administrador escolar. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico, o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da escola. Plano de gestão e resolução de conflitos no âmbito escolar.

Profa. Dra. Ciclene Alves da Silva (UERN);
Prof. Dr. Allan Solano Souza (UERN)
Arilene Maria Soares de Medeiros (UERN)
Prof. Dr. Alexandre Augusto Cals e Souza (UFPA)
Profa Me. Maria Bárbara da Costa Cardoso (UFPA)
Prof. Dr. Afonso Welliton de Sousa Nascimento (UFPA)
Discente Maria Beatriz Fernandes (UERN)
Prof. Dr. Jakson José Gomes de Oliveira (SEDUC/PA)
Prof. Me. Ana Lúcia Almeida de Oliveira (SEMED-ALTAMIRA/PA)

GT-18

PESQUISAS EM LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Objetiva agregar propostas de investigação que reflitam sobre as práticas de múltiplas linguagens, leitura e escrita na alfabetização, considerando que a criança alfabetiza-se, constrói seu conhecimento do sistema alfabético e ortográfico da língua escrita, em situações de letramento, isto é, no contexto de e por meio de interação com material escrito real, e não artificialmente construído. Agrega investigações sobre alfabetização que adotam concepções teóricas oriundas de outros referenciais também serão aceitas, no sentido de, assim, travarmos também um diálogo entre vertentes teóricas distintas. Pretende ainda debater sobre: aquisição da leitura e da escrita; metodologias de alfabetização e formação docente.

Profa Dra Maria do Socorro Maia F. Barbosa (UERN)
Profa. Ma. Francicleide Cesário de Oliveira (UERN)
Kaiza Maria Alencar de Oliveira
Discente Letícia Bezerra França

GT-19

PESQUISAS EM PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, PEDAGOGIA ITINERANTE, PEDAGOGIA DA TERRA E PEDAGOGIA SOCIAL

Congrega trabalhos acerca dos seguintes temas: Educação direito de todos. A complexidade inerente aos processos educativos da contemporaneidade tem demando do pedagogo uma nova postura e um novo agir que corresponda aos desafios do tempo presente. A Pedagogia da Alternância como direito à educação no Campo. A flexibilidade curricular inerente à Pedagogia da Alternância. Pedagogia da Alternância e bases legais. Pedagogia em movimento, a experiência das salas de aula ampliada, socializando e construindo saberes em espaços diversos. Pedagogia da Terra, a luta, a resistência, os desafios, as conquistas. A Pedagogia da Terra e o acesso à educação como fator de inclusão e emancipação. A Pedagogia Social como possibilidade de produção, sistematização e socialização do conhecimento no âmbito das práticas educativas em contextos não escolares, mas que se delineiam a partir de propósitos voltados à formação humana, à cidadania e a dignidade da pessoa humana

Profa. Dra. Maria Gerlaine Belchior Amaral (UFCG)
Prof. Dr. José Amiraldo Alves da Silva (UFCG)
Profa. Dra Maria de Lourdes Campos (UFCG)
Discente Raquel Fernandes de Queiroz

GT-20

PESQUISAS EM PRÁTICAS FORMATIVAS, ENSINO E PESQUISA EM GEOGRAFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Aceita-se trabalhos que contemplem estudos teóricos ou empíricos sobre formação docente inicial e continuada considerando as diversas perspectivas teóricas e os programas formativos; Uso de metodologias e tecnologias do ensino; Ensino por pesquisa, Ensino e interdisciplinaridade; Linguagens e ensino; A BNCC, formação e ensino; Práticas de ensino e o novo ensino médio; Estágios Curriculares, ensino e pesquisa.

Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro (PPGE/UERN)
Prof. Me. Luiz Eduardo do Nascimento Neto (CGE/UERN)
Profa Ma. Andrea Paula Rêgo Maia (UERN)
Discente Hortência Pessoa Rego (CGE/UERN)

GT-21

PESQUISAS EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E MIDIAS DIGITAIS

O objetivo deste grupo de trabalho é debater: tendências atuais da mídia-educação no Brasil/Mundo, seus conceitos e ações; sociedade em rede; a revolução tecnológica que se desenrola em nosso tempo e vem estabelecendo a chamada sociedade do conhecimento; reestruturação produtiva; sociedade da informação X sociedade da aprendizagem; tecnologias da informação e comunicação e a escola; tecnologias da informação e comunicação e formação de professores; tecnologias da informação e comunicação e os processos de ensino e aprendizagem.

Prof. Ernano Arraias Junior;
Prof. Luis Miguel Dias Caetano (UNILAB)
Profa Me Maria Oliveira
Discente Juarez Alexandre Oliveira Holanda (UFERSA)
Profa Me. Maria das Graças de Oliveira Pereira (UERN)
Prof. Dr. Marcelo Pustilnik Vieira (UFSM)
Discente Vanérica Alves Dias (UFERSA)

GT-22

PESQUISAS NA ÁREA DOS ESTUDOS DO TEXTO E DO DISCURSO

O GT congrega pesquisas sobre o texto e o discurso em diversas abordagens teóricas e estudos sobre o ensino de texto em práticas de uso da linguagem.

Profa. Dra. Maria Eliete de Queiroz (UERN)
Profa. Dra. Rosângela Alves dos Santos Bernardino (UERN)
Profa Dra. Lidiane de Morais Diógenes Bezerra (UERN)
Discente José Aldivan Almeida Silva

GT-23

PESQUISAS EM LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS

O GT congrega pesquisas na área de línguas estrangeiras e suas respectivas literaturas.

Profa Dra Maria Zenaide Valdivino da Silva
Prof. Dr. Marcos Nonato de Oliveira
Prof. Me. Marcos Antônio da Silva
Discente Yanka Layone de Carvalho Souza

GT-24

PESQUISAS EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE

Pesquisas, experiências e reflexões teóricas enquanto conjunto de procedimentos, técnicas e instrumentos integrados ao desenvolvimento do sistema educacional com foco na formação de professores, profissionais da saúde e pesquisadores crítico-reflexivos. O ensino em saúde e as novas tecnologias. Softwares educacionais. Aplicativos com foco no ensino e aprendizagem em saúde.

Profa Dra Diana de Souza Rego Pinto (UERN/Enfermagem)
Prof. Dra. Pétala Tuani Cândido de Oliveira Salvador (UFRN/Escola de Saúde de Natal)

GT-25

PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Processo histórico da EJA, políticas públicas e a EJA, formação e prática docente, instrumentos de avaliação, metodologia de ensino na EJA, relação professor aluno no contexto da eja, os sujeitos da EJA.

Prof. Dr. Eduardo Jorge Lopes da Silva (UFPB)
Profª. Me. Lívia Sonalle do Nascimento Silva (UERN)
Profa Me. Maria Bárbara da Costa Cardoso (UFPA)
Discente Leandro Alves de Medeiros (UERN)

GT-26

PESQUISAS EM DINÂMICAS TERRITORIAIS, POBREZA E DESIGUALDADE

-

Prof. Dr. Miguel Henrique da Cunha Filho
Discente Renata Katiele da Costa Santiago
Discente Jackson Rayron Monteiro

GT-27

PESQUISA EM ENSINO, PESQUISA E CAPACITAÇÃO DOCENTE EM ADMINISTRAÇÃO

Agrega pesquisa casos de Ensino. Tecnologias educacionais. Metodologias ativas. Gestão educacional. Capacitação docente. Reflexões derivadas do exercício investigatório em Administração (pesquisa). Ensino e aprendizagem em Administração.

Prof. Dr. Luís Miguel Dias Caetano (UNILAB)
Prof. Ms. Sidnéia Maia de Oliveira Rego (UERN)
Prof. Ms. Alexandre Wállace Ramos Pereira (UERN)
Discente Maria Elizânia Chaves Valentim (UERN)

GT-28

PESQUISA EM ENSINO DA MÚSICA EM DIFERENTES CONTEXTOS

Discutir a pesquisa em Ensino de Música em múltiplos contextos destacando diferentes metodologias e aspectos epistemológicos da pesquisa em Ensino de Música.

Prof. Dr. Prof. Dr. Giann Mendes Ribeiro (UERN)
Prof. Me. Leandro de Oliveira (SFP)
Prof. Graduado Elton Souza de Melo (SFP)
Profa Mnda Anne Valeska Lopes da Costa (UERN/SFP)
Discente Lorena Ramos (UERN/SFP)

GT-29

PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Propõe a ser um núcleo de discussões de diferentes práticas em Educação Física, bem como espaço de partilhamento de experiências e pesquisas relacionadas à cultura corporal de movimento

Prof. Dr. Bertulino José de Souza (UERN)
Prof. Ma. Dandara Queiroga de Oliveira Sousa (UERN)
Prof. Dnda. Maria Ione da Silva (UERN)
Discente Maria Vanessa da Silva Barros (UERN)

GT-30

PESQUISAS EM CRIATIVIDADE E SUBJETIVIDADE NOS CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

Visa fomentar as discussões acerca das pesquisas que tenham como foco temático estudos que envolvem a criatividade e a subjetividade, tanto nos contextos escolares quanto não escolares.

Profa. Dra. Francileide Batista de Almeida Vieira (UFRN)
Profa. Ma. Keutre Glaudia da Conceição Soares Bezerra (UERN)
Discente Francisca Marciana Pereira da Silva (Pedagogia/PARFOR/CAMEAM/UERN)

GT-31

PEDAGOGIAS, CURRÍCULOS E POLÍTICA DO ENSINO MÉDIO

Possibilitar o debate acerca das pedagogias reLacionadas as práticas de ensino, curriculares e políticas de gestão escolar, considerando as diferentes perspectivas que englobam os processos pedagógicos no âmbito educacional. Oportunizar discussões necessárias às políticas educacionais e às construções curriculares em seus diversos contextos, evidenciando a produção dos sentidos de currículo no ensino fundamental e médio.

Prof. Dr. Jean Mac Cole Tavares Santos
Discente: Aline Carla Silva Pereira (Pedagogia/CAMEAM/UERN)

Trabalhos científicos

Os trabalhos serão recebidos por formulário online até a meia-noite do 30 de Setembro de 2016 (horário de Brasília), impreterivelmente. Poderão ser submetidos nas modalidades comunicação oral ou pôster apenas na forma de Resumo Expandido. Confira no link Datas importantes os prazos de submissão do evento!

Os trabalhos deverão ser submetidos através da área do participante no ícone Trabalho Científico. Não serão aceitos em nenhuma hipótese trabalhos enviados por e-mail.

Para o envio do trabalho utilize o modelo de papel timbrado do evento. O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo está disponível no link Trabalhos Científicos.

Fique atento! O arquivo do Resumo Expandido deverá ser adicionado na plataforma de submissão. Saiba mais em Trabalhos Científicos.

Datas importantes

Confira as datas importantes do evento! Não deixe de acompanhar as atualizações da página, seu e-mail cadastrado no sistema de inscrição e sua área de congressista.

  • Prazo máximo para fazer sua inscrição: 23 de novembro de 2018
  • Prazo máximo para efetuar o pagamento: 23 de novembro de 2018
  • Prazo máximo para submissão de trabalhos científicos: 23 de novembro de 2018
  • Prazo final para envio das correções dos trabalhos científicos: 23 de novembro de 2018
  • Divulgação final dos resultados de trabalhos: 23 de novembro de 2018
  • Abertura do evento: 23 de novembro de 2018
  • Encerramento do evento: 23 de novembro de 2018
  • Publicação online dos Certificados: 23 de novembro de 2018
  • Publicação online dos Anais: 23 de novembro de 2018

Local do evento

UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Campus Avançado "Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia" (CAMEAM)
Site do Campus: http://pferros.uern.br
Telefone: (84) 3351-2560
Fax: (84) 3351 3909
Email: pferros@uern.br

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