Livros aprovados

01

LÁBIOS VERMELHOS

Resumo: O livro Lábios Vermelhos é uma coletânea de contos, vinte contos, que abordam temáticas voltadas para o machismo, feminismo, vazio existencial, solidão e medo. São histórias ficcionais, mas que não fogem a realidade de várias mulheres. Quem também guarda uma relação bastante imbricada com as problemáticas ligadas a mulher é o espaço que se constrói nas narrativas. Muitas das vezes, sugerem uma espécie de prisão transparente. Esses espaços, por vezes, são físicos, mas outras são psicológicos e sociais.

Editora: Offset

ISBN: 978-85-5508-175-0

Páginas: 84

Preço:25,00

Autores:

Sidileide Batalha do Rêgo

02

PAULO FREIRE: culturas, ética e subjetividades no ensinar e aprender

Resumo: A organização desta produção, PAULO FREIRE: culturas, ética e subjetividades no ensinar e aprender, nasceu de desafios concretos surgidos no cotidiano das salas de aulas e das pesquisas realizadas por professores-pesquisadores. A obra reúne artigos de professores de graduação e pós-graduação, alguns em autora com ex-orientandos de cinco universidades do nordeste brasileiro (Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal de Alagoas; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) e a Universidade de Granada/ Espanha. São artigos que versam sobre a história e a contribuição de Paulo Freire para a educação brasileira e internacional.

Editora: CCTA

ISBN: 978-85-9559-036-6

Páginas:286

Preço:30,00

Autores:

Eduardo Jorge Lopes da Silva
Roseane Maria de Amorim

03

ENTRE SABERES E FAZERES DOCENTES: O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR

Resumo: O livro Entre saberes e fazeres docente busca comp¬¬reender como os professores se posic¬ionam frente ao ensino das relações étnico-raciais em sala de aula e as implicações que suas escolhas relativas à presença ou omissão de conteúdos e metodologias que podem favorecer ou dificultar relações étnico-raciais saudáveis, essa é a mola propulsora desta obra. A sociedade ainda carece da análise e da discussão a partir de dados concretos sobre as relações étnico-raciais dentro da escola, posturas e atitudes assumidas pelos docentes na sua prática educativa. É nesse contexto que Nadia Farias dos Santos adentra no universo escolar trazendo à tona a realidade da sala de aula e das práticas docentes. É possível nesta obra compreender a invisibilidade da população escolar negra e entender o peso que as instituições educacionais tem na reprodução e perpetuação do racismo ou a sua ruptura por meio de processos educacionais que valorize as matrizes africanas e afro-brasileiras em todos os seus aspectos. A forma como os professores percebem as relações étnico-raciais incidem diretamente na adoção ou não de conteúdos e metodologias que aproximem os alunos negros e não negros dos saberes essenciais a uma formação pluriétnica e multicultural que extrapole e supere a realidade monocultural, colonizadora e hegemônica que ainda domina o fazer pedagógico das escolas brasileiras. Oferecer uma forma de compreensão desse cenário e instigar aos leitores a reavaliar suas posturas e atitudes com vistas ao rompimento e superação do silêncio secular ou de seus ecos é uma das formas de combate ao racismo estrutural e secular, reconhecendo a importante participação dos negros e negras na formação do povo brasileiro, de sua história e sua cultura.

Editora: Appris

ISBN: 978-85-473-1678-5

Páginas:157

Preço:46,00

Autores:

Nadia Farias dos Santos

04

A ética, a ética profissional e a educação

Resumo: Nesse primeiro trabalho inauguramos o campo da pedagogia com um debate pertinente sobre as tessituras que envolvem a ética, a ética profissional e a educação. É um volume introdutório para uma coleção que possui como meta apresentar uma das pedras fundamentais da Pedagogia Humanista, e que põe em evidência um de seus protagonistas, o pedagogo. A ética profissional vem se configurando como uma das instâncias necessárias e estruturais para à formação pedagógica do profissional da educação. Dessa forma, o livro se propõe a rebuscar o ‘sótão’ da ética profissional no campo da educação para que o leitor possa partir ao encontro de si na experiência encantadora de ser um (a) educador (a).

Editora: CRV

ISBN: 855-67-8634-015-4

Páginas:90

Preço:25,00

Autores:

Sheyla Maria Fontenele Macedo

05

Quem roubou as crianças da Rua? É outras prosas poeticas

Resumo: Quem roubou as crianças da Rua reúne crônicas de diferentes tons. É dividido em 5 Cap. O primeiro traz crônicas reflexivas, um olhar para dentro de nós. O segundo de memórias, o terceiro retrada as cenas diárias sem, contudo deixar a reflexão e o lirismo pulsante. O quarto denominada de prosa poética pela semelhança com a poesia. É o última é intitulado " As histórias que a vida escreveu. É Um livro pra agradar a gregos e troianos.

Editora: Ideia

ISBN: 9788546301857

Páginas:137

Preço:20,00

Autores:

Carlos Alves Vieira

06

PEDAGOGIA SOCIAL: UM HORIZONTE EDUCATIVO PARA CONTEXTOS DIVERSOS

Resumo:A atuação do pedagogo em espaços não escolares se configura como uma resposta da Pedagogia às múltiplas demandas sociais inerentes ao tempo presente. Empiricamente é possível constatar que práticas socioeducativas se efetivam em espaços diversos que estão para além dos muros da escola. Assentamentos, sindicatos, presídios, igrejas, casas de acolhimento de crianças e adolescentes, CRAS, CRAMs, ONGs, Centros comunitários, estes são alguns exemplos de demandas nas quais são requeridas ações pedagógicas. No que se refere à Pedagogia Social, esta se constitui como a dimensão da Pedagogia que está incumbida da tarefa de pensar as práticas educativas em contextos diversos que supere o assistencialismo e, acima de tudo, assuma caráter emancipatório e libertador capaz de transformar as pessoas por ela assistida e fazê-las sentir-se sujeito de direitos da sua história, da sua cultura e do seu meio social. A atuação do pedagogo nestes espaços torna-se imprescindível em função de sua profissionalidade. O graduado em Pedagogia é o profissional que dispõe da formação capaz de promover o desenvolvimento da pessoa humana em diferentes contextos e nas diferentes fases da vida. Assim, produzir e socializar conhecimentos no âmbito da Pedagogia Social configura-se como meio concreto de contribuir para o aprimoramento do itinerário formativo dos estudantes de Pedagogia. O livro está organizado em duas partes. A primeira traz um referencial teórico acerca da Pedagogia Social, abordando os fundamentos epistemológicos, os aspectos históricos e legais. A segunda parte é composta por relatos de práticas socioeducativas em contextos diversos. Boa Leitura!

Editora: IMPRECE

ISBN: 9 788581 261751

Páginas:378

Preço:35,00

Autores:

Maria Gerlaine Belchior Amaral
José Amiraldo Alves da Silva
Maria Thaís de Oliveira Batista.

Faça parte do grande Fórum Internacional de Pedagogia da atualidade!